quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Carnaval, Quaresma e Umbanda: o que fazer neste período?



Muitos Centros de Umbanda fecham ou tem o atendimento limitado no período do Carnaval e da Quaresma, mesmo não sendo datas ligadas especificamente à Umbanda. Porque isso acontece?

A dúvida sobre o funcionamento dos Terreiros de Umbanda durante o Carnaval e Quaresma vem da época que os Orixás eram proibidos de serem cultuados no País e, por este e outros motivos, foram sincretizados com os santos católicos. Como o período da Quaresma corresponde a uma época de reclusão e reflexão dentro da igreja católica, muitos Terreiros de Umbanda e Candomblé se viam numa situação delicada junto à comunidade preponderantemente católica e fechavam as portas para não ter problemas com as autoridades locais, quando poderiam ser acusados de desrespeitosos com a religião católica.

As pessoas consideravam que as então conhecidas como ‘Casas de Santo’ não deveriam bater tambores ou praticar qualquer ritual na Quaresma, quando os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo. Mas devemos lembrar que estes são rituais católicos e não pertencem a religião umbandista. 


Os Terreiros de Umbanda não precisam parar suas atividades durante a Quaresma e podem funcionar normalmente, pois não estão ligados aos dogmas da igreja católica. Certos Terreiros de Umbanda tem preferência por trabalhar apenas com Exus e Pombagiras no período; outras Casas preferem trabalhar na linha de Pretos Velhos e Caboclos.

Vai depender da linha de trabalho espiritual seguida em cada Casa. Ao final é importante que os Terreiros definam suas práticas sem receio, pois a liberdade religiosa é garantida por Lei, acima de tudo.



Fonte: http://umbandaeucurto.com/noticias/10995/#.VryG5_krLct

Nenhum comentário:

Postar um comentário