quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O Que Significa Mojubá e Laroiê?






Mojubá é a saudação para Exu (da cultura nagô), o mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos Orixás e, a estes, leva o pedido dos homens.


Alguns dão o significado da palavra Mojubá como sendo “Apresentando meu humilde respeito”, no entanto, a palavra é comumente utilizada como um título, uma louvação que significa respeito e reconhecimento da grandeza e magnitude da entidade EXU.



Alguns acham que MOJUBÁ significa “REI” ou ainda que Mojubá seja uma saudação, como um comprimento que se faz a quem se tem respeito, a palavra também é utilizada para dizer que a pessoa é respeitada, portanto também faz analogia com outra palavra: "grande".


Na Umbanda usamos esta saudação para Exu e Pomba Gira onde dizemos:


Exu Mojubá ou Exu é Mojubá


Pode se entender por: “Exu eu te saúdo” ou “Exu é Grande, te reverencio”...


No dialeto Yorubá, podemos entender que Mojubá significa “meus respeitos”, sendo escrito da seguinte forma:


Mo jubá = meus respeitos


Aproveitando, vamos entender o que Significa LAROIÊ


Laroiê é uma palavra que significa “pessoa muito comunicativa”


Laroiê Exu! = Mensageiro, Exu!



Exu é Mojubá = Exu a vós meus respeitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário