terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que devemos perguntar aos espíritos?

O QUE DEVEMOS PERGUNTAR AOS ESPÍRITOS?





288. PERGUNTAS AGRADÁVEIS OU DESAGRADÁVEIS AOS ESPÍRITOS:


1. Os Espíritos respondem de boa vontade às perguntas que lhes fazemos?
— Depende das perguntas. Os Espíritos sérios respondem com prazer às que objetivam o bem e os meios de vos fazer progredir. Não dão ouvidos às perguntas fúteis.

2. Basta que uma pergunta seja séria para ter uma resposta séria?
— Não. Isso depende do Espírito.
— Mas uma pergunta séria não afasta aos Espíritos levianos?
— Não é a pergunta que afasta os Espíritos levianos, é o caráter de quem a faz.

3. Quais as perguntas particularmente desagradáveis para os Espíritos bons?
— Todas as que são inúteis ou feitas por curiosidade e para experimentá-los. Então eles não respondem e se afastam.
— Há perguntas que desagradem aos Espíritos imperfeitos?
— Somente aquelas que possam pôr-lhes à mostra a ignorância ou a mistificação, quando estão procurando enganar. Fora disso, respondem a tudo sem se preocuparem com a verdade.

4. Que pensar das pessoas que só vêem nas comunicações espíritas uma distração ou um passatempo, um meio de obter revelações sobre questões de interesse pessoal?
— Os Espíritos inferiores gostam muito dessas pessoas que, como eles, gostam de se divertir, e ficam satisfeitos quando as mistificam.

5. Quando os Espíritos não respondem a certas perguntas é porque não querem ou por que uma potência superior se opõe a certas revelações?
— Uma coisa e outra. Há coisas que não podem ser reveladas e outras que o Espírito não conhece.
— Insistindo-se bastante o Espírito acabará por responder?
— Não, o Espírito que não quer responder pode retirar-se sem dificuldade. É por isso que convém esperar quando vos mandam e sobretudo não insistir para obter resposta. Insistência por uma resposta que não vos querem dar é um meio certo de ser enganado.(5)

6. Todos os Espíritos estão aptos a compreender as perguntas que lhes fazem?
— Longe disso. Os Espíritos inferiores são incapazes de responder a certas perguntas, o que não os impede de fazê-lo bem ou mal, como acontece entre vós.

Observação de Karedc: Em certos casos,e quando for útil, acontece muitas vezes que um Espírito mais esclarecido ajuda um Espírito ignorante e lhe assopra a resposta. Isso se reconhece facilmente pelo contraste da resposta com as demais, e também porque freqüentemente o próprio Espírito o confirma. Mas isso só acontece com os Espíritos ignorantes de boa fé, jamais com os que fingem saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário