sexta-feira, 15 de março de 2013

Cargos, Funções, Nomenclatura e Organização nos Terreiros de Umbanda.

Cargos, Funções, Nomenclatura e Organização nos Terreiros de Umbanda.


Estaremos falando a respeito dos cargos dentro da hierarquia espiritual umbandista, mais comumente encontrados nos Terreiros de Umbanda. E desde já iniciamos nossa colocação com uma afirmação polemica muito grande, pois os cargos de Babalorixá, Ogãns, Ialorixá, Ekedy e até mesmo Babalaô, são cargos do Candomblé.
Quem os usa dentro dos Templos de Umbanda, os utiliza por conta da sua particularidade, interesse ou falta de conhecimento. Pois ainda que a Umbanda tenha agregado em sua formação muitos conceitos e praticas das religiões de matriz Africana, não podemos disvirtuar ou promover misturas que tirem da umabnda a sua verdadeira identidade e construção religiosa.

É um debate muito acalorado e cria muita divergencia, tanto que podemos afirmar, nas pratias umbandsita não tem jogo de buzios, é atenidmento feito com entidade. Não sxiste ebos, sacrificos de animais o que praticamos é sacudimento e oferendas com flores, ervas (banhos), frtuas, bebidas etc. A umbanda é uma religião iniciatica, que tem fundamentos, principios e sacramentos proprios, sem que seja necessario se socorrer a outras.
Só por conta destas afirmações ja iremos gerar polemicas e criticas. mas como costumo dizer, as pessoas merecem respeito na suas opiniões, pensamentos e particulariedades, mas contra fatos, não existem argumentos que possa nos levar a comprenção e nos faça sentido.

Os cargos e funções dentro do terreiro de Umbandasão identificados como: Dirigente espiritual, Pai, Mãe, Padrinho, Madrinha, Curimbeiro, Canbono, Porteira, Médiuns (trabalho, desenvolvimento, ou firmeza). Quando se ocupa um cargos ou posto, passa a compor a Hierarquia espiritual da casa.
Quem faz parte desta estrutura têm a função de cuidar e zelar da vida espiritual dos médiuns do terreiro, orientar e dirigir os trabalhos abertos e fechados a público. São os responsáveis por fazer cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Astral, para o Terreiro.

Pai Pequeno e Mãe Pequena 
É a segunda pessoa dentro de um Terreiro de Umbanda, quando a figura principal da casa é identificada como Pai ou Mãe, podendo ainda ser padrinho ou Madrinhas, uma vez que passa a ajudar a cuidar dos filhos os apadrinhando e tendo a mesma responsabilidade do Dirigente da casa.

Médiuns de firmesa
São os médiuns que dão consulta suas entidades já estão firmadas e consagradas na coroa deste médium. Em determinados terreiros são conhecidos como Médiuns prontos, outros de Médiuns batizados outros de Médiuns feitos. Essa nomenclatura varia de acordo com a orientação ou raiz da Casa.

Médiuns em Desenvolvimento 
São médiuns que como o nome já diz, estão em desenvolvimento. Dependendo do terreiro eles podem dar passes de limpeza, já incorporam uma ou outra linha, mas ainda não dão consultas, pois estes médiuns não foram coroados e firmados. Estão sendo preparados para tornarem-se médiuns de trabalho.

Médiuns Iniciantes
São médiuns que estão e processo de identificação das suas qualidades mediúnicas e de conhecimento sobre a doutrina e religiosidade Umbandista. Onde serão iniciados conforme suas qualidades, dons e missão podendo ocupar qualquer um dos cargos ou função dentro do terreiro. E neste processo faz parte das atividades destes iniciantes auxiliarem os Cambonos no apoio as entidades e na limpeza da casa. 

Cambonos:
São as pessoas preparadas e iniciadas para atender as entidades, no que diz respeito a acender charutos, velas, cachimbos, esclarecer ao assistido o que a entidade está querendo dizer e anotar as orientações sobre os tratamentos. Uma das funções mais importante dentro da linha e trabalho atendimento.

Porteiras
São os responsáveis em orientar a assistência quando da sua chegada até o momento da sua saída. É a pessoa responsável por distribuir as fichas de atendimento (quando o caso) e coordenar a entrada da assistência. Muitas vezes, dependendo do tamanho do terreiro acumula função de coordenação de um grupo de iniciantes para melhor atender as pessoas e ao mesmo tempo auxiliar na preparação religiosa deste iniciante. O porteiro na grande maioria das vezes estará direitamente sob regência da entidade chefe da casa.

Curimbeiro ou Tabaqueiro:
É a pessoa que bate (toca) o tambor. Na realidade na Umbanda, a concepção de Ogã é totalmente diferente do Candomblé. Na Umbanda a mulher pode tocar e cantar, onde a pessoa é preparada especificamente para esse fim e para cumprir com sua missão deve ser iniciado e preparado junto com seu tambor ou atabaque. A função do tambor é a de ajudar na invocação, louvação e manutenção das Entidades, por isto devem ser consagrados junto com seu tocador.

Grupos de trabalho e apoio:
Em determinadas casas, filhos são preparadas e iniciadas, para cuidar com exclusividade da Tronqueira, Porteira, Conga, Ageun ( alimentação servida na casa),  oferendas, banhos e roupas da casa. Normalmente muitas destas funções são acumuladas, por médiuns iniciados, mas quando a casa tem atividade semanal é comum preparar pessoa com qualidades e interesse para estas funções.Nos terreiros de Umbanda a organização e disciplina é uma particularidade de cada casa, onde conforme seu tamanho e atividades, elas deve ser organizar e se legalizar, para que possam manter o bom andamento dos trabalhos.A organização da hierarquia espiritual é realizada pelas entidades mentoras da casa, qua conforme os médiuns vão evoluindo na sua preparação e mostram dedicação e responsabilidades são indicadas e iniciadas para tal função.

Legalização Religiosa e Jurídica:
É fundamental frisar que as casas (os Dirigentes) devem antes de se preocupar com a construção e formação de sua estrutura e hierarquia religiosa deve se preocupar com a legalização religiosa e se for o caso da sua legalização física. A legalização religiosa vem através do credenciamento e registro junto a uma Instituição, que devidamente legalizada para este fim, promova o registro e conceda o credenciamento religioso. Legalização assim a atividade de Ministro religioso em conformidade com a lei. A legalização física (espaço) é feita pela prefeitura a partir do momento que a casa se organize juridicamente e obtenha seu CNPJ e cumpra com os procedimentos e exigências da prefeitura para receber a LICENÇA DE FUNCIONAMENTO.

2 comentários: