domingo, 23 de junho de 2013

Pequeno Vocabulário Umbandista

A

Abaré: médium desenvolvido
Abaré-guassu:  grande trabalho
Abaré-mirim: médium em desenvolvimento
Abassá: Templo, Tenda, Terreiro, casa onde ocorrem os trabalhos e giras da Umbanda.
Adja: instrumento utilizado pela entidade chefe ou sacerdote, durante as giras para ajudar na incorporação de médiuns iniciantes.
Abrir a Gira: Iniciar os toques, trabalhos espirituais de todas as correntes e linhas..
Alguidar: vasilha ou travessa de barro, onde se coloca a comida de santo ou oferenda
Aldeia: Templo, terreiro, povoado, união ou conjunto de pessoas de uma mesma etnia
Amaci: Líquido preparado de folhas de ervas, macerados pela Iabá ou babalorixá ou Ialorixá, onde após preparado fica curtindo por alguns dias, dependendo da linha de Orixá ao qual se destina o Amaci. Este preparado somente pode ser utilizado para banhar a coroa da cabeça dos filhos com a Entidade Chefe do Terreiro, presidindo a cerimônia.
Amalá: comida de santo.
Amarrado: estado do indivíduo que se encontra perturbado e  influenciado por espíritos e forças maléficas que se agregam a ele e o prejudicam na vida material e espiritual, sugando suas energias e fechando seus caminhos para a Luz e a prosperidade.
Amuleto/ ou Patuá: Objeto feito artesanalmente  e cruzado pela entidade Chefe do terreiro, onde tem por finalidade dar a proteção ao indivíduo que o usa. Pode ser usado pendurado no pescoço, no bolso, preso à roupa, na bolsa ou carteira e até mesmo dentro do automóvel.
Aparelho: designa ao médium que incorpora as entidades espirituais.
Araruê- exu-êe: saudação aos Guardiões.
Araruê-as –damas: saudação as Damas.
Aruanda: Alta esfera, local onde habitam iluminados seres que viveram ou não no planeta Terra. Espíritos de Luz diretamente ligados com as 7 Divindades criadas por Olorum.
Atabaque: Instrumento utilizado para firmar a curimba durante as giras, através do Ogã.
Atô- tô: saudação ao Sr. Omulú.
Axé: Termo de múltiplas acepções no universo dos cultos: designa principalmente o poder e a força vital.

B
Babalorixá: Sacerdote masculino, chefe material do terreiro, orientador, curador e mentor. Denominado como “pai de santo”, dirige tanto o corpo administrativo como sacerdotal.
Baixar: mesmo que incorporar, entidade espiritual se comunica com os demais através do médium.
Banda: Lugar de Origem da Entidade.
Breve: o mesmo que patuá ou amuleto. Utilizado para proteção, pequeno envelope de pano ou couro, contendo uma oração ou imagem de santo.
Burro: o mesmo que médium. Termo utilizado pelos guardiões para se referir aos médiuns de incorporação.
Búzios: Tipos de conchas de uso recorrente na vida cerimonial dos terreiros. Especialmente servem às práticas do dilogun – sistema divinatório onde são empregados geralmente dezesseis búzios. Onde pode ser evocado o Ifá, feito somente pela mãe de santo, ou chefe espiritual do terreiro.

C
Cabeça maior: Pessoa de alta hierarquia no terreiro.
Camatuê: cabeça do indivíduo
Casuá: Casa, moradia ou Lar das pessoas/ ou (Cazuá)
Calunga Grande: Oceano, mar, praias
Calunga Pequena: Cemitério
Capangueiro: termo utilizado para designar os companheiros
Carregado: termo utilizado para denominar a pessoa que esta com má influência, com energias negativas,  baixa vibração mental e espiritual. A pessoa demonstra prostração, desânimo, mal estar,  medo, insônia, irritabilidade...
Casa das Almas: Pequeno cômodo com velas e imagens de Obaluaê, Omulú e preto-velhos. Local utilizado para fazer as orações e preces às Almas que necessitam.
Casa limpa: Templo ou moradia livre de más influências e demandas.
Catimbozeiro: termo utilização para  chefe do catimbó,  no sentido de feiticeiro das trevas.
Cavalo: O mesmo que médium, pessoa que incorpora.
Cera dos três reinos: São empregados para trabalhos de Umbanda sagrada. 1- carnaúba (Reino Vegetal), 2 – Abelha ( Reino Animal), 3 – Parafina (Reino Mineral)
Chefe de Cabeça: entidade chefe do médium, guia protetor.
Chefe de Falange: Entidade espiritual chefe da corrente vibracional de uma determinada linha.
Chefe de Terreiro: o mesmo que dirigente espiritual.
Chefe de Legião: Entidade de grande escala evolutiva espiritual, que descem nos templos representando os Orixás de uma determinada linha ou corrente vibratória.
Congal: / ou Congá: Local onde ficam as imagens e velas representando as Divindades e Orixás dentro do terreiro (Local sagrado).
Compadre: utilizado por alguns terreiros para denominar os guardiões ou Exus.
Consulta: Termo utilizado no atendimento da entidade com o necessitado.
Curimba: Pontos cantados na umbanda.
Curimbeiro: Médium que “puxa” os pontos durante os trabalhos das giras.

D
Dar Firmeza ao Terreiro: Defumar as pessoas, firmar a curimba, elevar o pensamento em Prece ao Alto,  firmar o conga, riscar ponto. São feitas sempre antes de iniciar as giras para impedir o acesso dos maus espíritos e más influências que podem tumultuar o ambiente.
Dar passagem: Ato que o médium faz para deixar que a entidade incorpore.
Dar passes: Feito pelos médiuns incorporados ou não. Tem a finalidade fluídica de renovar as energias do assistido, afastando más influências, invejas,..
Defumador: Composto de essências aromáticas, folhas e cascas, usado ritualmente em limpezas, descarregos e formas terapêuticas.
Dêllogun: Guia de pedras transpassadas em trança, que somente pode ser utilizado pelos sacerdotes, chefes, e pelo comando do terreiro.
Dillogun (Érìn dínlógun) – Nome dado à adivinhação com búzios que podem ser de 4 a 36 (mais comumente 16). Nesse jogo de Ifá as respostas ao oráculo são dadas pelos Orixás.
Demanda/ ou demandado: termo utilizado para designar um indivíduo que sofre um feitiço ou ataque espiritual das trevas, através da magia-negra elaborada por um encarnado ou desencarnado que tem a finalidade de prejudicar severamente o mesmo.
Descarga: o mesmo que limpeza astral ou material, feita através de banhos, passes, fundanga ou defumação para limpar a o perispírito do assistido.
Descarregar: livrar o assistido de vibrações maléficas, negativas ou trevosas.
Descer: o mesmo que incorporar a entidade.
Desenvolvimento: destina-se ao iniciante no desenvolvimento das faculdades mediúnicas de incorporação.
Desencarnar: deixar a carne, falecer.. morrer.
Despachar: Deixar em um determinado local os restos de oferenda e materiais magísticos, orientado pela entidade chefe.
Despacho: trabalho utilizado com materiais magísticos, orientado e comandado pelos guardiões que dele necessitam para acabar com as Trevas e seus trabalhos maléficos.

E
Egun: Espíritos trevosos, maleficientes, soldados das trevas e das sombras.
Encarnação: Oportunidade de habitar novamente a Terra,  tendo como vestimenta terrestre, o corpo carnal, emprestado por Olorum, para as novas missões e expiações do espírito encarnante.
Encosto: espírito inferior que se agrega ao encarnado, sugando-lhe as energias, vampirizando-o.
Encruza: O mesmo que encruzilhada, local onde é feita as oferendas e quebra-demandas aos guardiões/ ou exus. Que fica situado em vias de cruzamentos, vias férreas, local onde ocorre o grande campo vibracional da corrente dos Guardiões.
Entidades: o mesmo que espíritos.
Erês: nome dado a corrente de Cosme e Damião, às crianças.
Eparrêi: saudação a Iansã.
Espíritos Obsessores:  espíritos mal feitores, de baixa vibração astral, trevosos que se agregam e sugam as energias do Obsediado,..dando à ele maus sugestões, e más idéias que levam o mesmo a cometerem atos ilícitos, crimes e até mesmo a atentarem contra a própria vida.

F
Falanges: O mesmo que legião. Conjunto de espíritos de uma mesma faixa vibracional boa ou má.
Fechar a sessão: encerrar as giras e trabalhos espirituais com cantos e orações e agradecimentos.
Feitiço: Magia elaborada, o feitiço pode ser positivo ou negativo, dependendo de quem o faz.
Filho de fé: Pessoa que esta no terreiro.
Filho-pequeno:Termo de parentesco místico que se refere a um laço interposto pela iniciação entre um noviço e seu padrinho, gerando obrigações e deveres semelhantes aos do compadrio (vd. Mãe-pequena).
Firma: pedra em formato cilíndrico utilizada na confecção de uma guia.
Firmar: ato de concentração
Firmar Anjo de guarda: Fazer novena para anjo de guarda, entrar numa ligação luminosa mental com seu anjo da guarda, pedindo à ele Luz , Proteção e Forças.
Firmar Ponto: cantar a curimba, cantar as músicas referentes a cada Orixá, com harmonia, entusiasmo e cadência.
Firmar Tromqueira: Ato que somente pode ser feito pelo sacerdote ou um de seus comandados que possua ligação direta com os Chefes espirituais do terreiro, para acender as velas da Tromqueira/ ou Casa da Guarda, firmando a corrente da esquerda,..ou seja, a linha dos Guadiões e Damas que dão a proteção de todo o terreiro e dos filhos nele presentes.
Fluídos: emanações de energias positivas ou negativas.
Fundamentos: Leis de rituais, ação e atuação da Umbanda Sagrada.
Fundanga: Roda de Fogo, feita com pólvora, regida somente pelos Guardiões/Exus Chefes do terreiro.

H
Homem de Rua ou das Encruzilhadas: Referência ao guardião.

I
Iabá: Especialista no ritual, encarregada do preparo das comidas de santo, banhos e macerados dos Orixás.
Ialorixá: Sacerdote feminino, nome que se dá a Mãe de Santo, dirigente do terreiro.
Iaô: Termo que designa o noviço após a fase ritual da reclusão iniciatória
Ifá: Deus dos oráculos e da adivinhação. Senhor do destino. Há quem afirme ser sua representação a cabaça envolvida por uma trama de fios de búzios, ou na peneira de palha.
Ijexá: Nação

J
Jabonã: o mesmo que mãe pequena: Título honorífico feminino que corresponde à segunda pessoa na ordem hierárquica de uma casa-de-santo. Seu equivalente masculino é pai-pequeno. Diz-se, também, mãe ou pai-pequeno daquele que, ao lado da mãe ou pai-de-santo, encarrega-se da formação do iaô (vd. Filho-pequeno).

K
Kaô- kabecilê Xangô: saudação a Xangô.

L
Legião: o mesmo que falange.
Lei da Umbanda: Fundamentos e religiosidade, seguindo o evangelho e ensinamentos do mestre Oxalá.
Linha: faixa de vibração da falange de uma determinada corrente de um Orixá.
Linha Cruzada: entidades espirituais luminosas, atuantes no campo vibracional da corrente de mais de um Orixá.
Linha das Almas: entidades da corrente africana que irradiam na linha de Preto-Velhos e Obaluaê.
Linha de Cura: corrente de entidades que podem irradiar na linha de Oxossi, Obaluaê, Preto-Velhos, Oriente, que trazem a função e o conhecimento da medicina, atuando no tratamento com ervas, banhos, e cirurgias espirituais ao assistido.
Linha do Oriente: Corrente de entidades espirituais de características e afinidades com povos do oriente e ciganos.

M
Macaia: Folhas sagradas, local onde se reúnem os filhos do terreiro para trabalho na mata.
Madrinha: o mesmo que mãe de santo. Também utilizado para designar o apadrinhamento através do batismo, no filho de umbanda.
Mandinga: feitiço negativo, encantamento, também praga rogada em voz alta.
Manifestação: transe mediúnico, incorporação.
Marafo: aguardente.
Matéria: corpo físico.
Médium: pessoa que possui faculdade mediúnica. Tarefa ou missão específica no trabalho da caridade servindo de instrumento na comunicação com os Espíritos ou Plano Espiritual.
Mesa Branca: termo usado nas sessões espíritas kardecistas, feitas ao redor de uma mesa, somente para Evangelização e comunicação passiva espiritual.
Morada de Égun: Local onde estão habitando vários éguns e espíritos das sombras,..onde com o passar do tempo, formam-se verdadeiros Impérios das Trevas.
Mironga: Segredos, mistérios,..

O
Obatáláa/ ou Êeebáabá: saudação a Oxalá.
Odôociàbáa: saudação a Iemanjá.
Ogã: Título honorífico conferido, seja pelo chefe do terreiro, seja pelo sacerdote incorporado, aos beneméritos da casa-de-santo, que contribuam com sua riqueza, prestígio e poder, para a proteção e o brilho do àxe (vd.). Esse tipo de titulatura admite uma série de especificações que abrangem, desde cargos administrativos, até funções .rituais em que firma a curimba no Atabaque durante as giras do terreiro.
Ogunhê: saudação a Ogum.
Ora-iê-íêum: saudação a Oxum.
Ori: cabeça.
Orixá: Termo usado para denominar uma Divindade criada por Olorum/ Deus. Um Orixá JAMAIS incorpora nos médiuns. Exemplo: Oxalá (Jesus) jamais irá incorporar em terreiro algum, assim como os demais (16) Orixás sendo 7 as Divindades.
Orixás cruzados: termo usado para determinar uma entidade que pertence a corrente de duas linhas.
Orixá de cabeça: Termo usado para determinar o Santo de cabeça, Pai de Ori, ou Orixá que rege a cabeça de um determinado filho de Umbanda.
Orixá de frente: o mesmo que Orixá de cabeça.
Orì- BA báa : saudação aos ciganos.
Okê aro Oxossi-ê: saudação a Oxossi.

P
Padrinho: nome usado para designar o pai de santo,..ou para nomear o apadrinhador do batismo do filho de Umbanda.
Pai Pequeno: vide Jabonã, mãe pequena.
Patuás: objetos cruzados ou consagrados pelas guia chefe, utilizado para proteger o assistido, contra forças maléficas e energias negativas. Ele pode ser feito de sementes, cruz de caravaca, estrelas de anis, fumo de corda, búzio, pedaços de ervas e orações, embalados em tecidos de couro ou de pano.
Perna de calça/carça: o mesmo que homem.
Pemba: Giz utilizado no terreiro para riscar pontos pelas entidades.
Pito: cachimbo, charuto ou cigarro.
Ponteiro: Pequeno punhal ou também pode ser feito de metal, utilizado em cima do terreiro como “pára-raio” feito para proteção pelos Guardiões.
Ponto cantado: o mesmo que curimba, músicas cantadas com energia positiva, entusiasmo e cadência nos trabalhos e giras.
Ponto de abertura: ponto ou curimba cantado na abertura das giras.
Ponto de chamada: curimba cantada para evocar as entidades da linha do Orixá correspondente.
Ponto de defumação: curimba feita para o momento de defumação dos filhos.
Ponto riscado: Desenho cabalístico de figuras feito pela entidade para firmar o ponto com uma pemba, feito na firmeza da corrente do Orixá correspondente.
Porteira: Local destinado à oferenda dos guardiões. Pode ser porta de cemitério ou porteira de fazendas ou chácaras em estradas de terra.
Povo de Encruza: Guardiões/ exus
Povo de rua: guardiões
Preceito: Determinação. Prescrição feita para ser cumprida pelos fiéis.
Puxar o Ponto: iniciar a curimba.

Q
Quartinha: Vaso pequeno de barro, utilizado para colocar água de descarrego do ambiente.
Quebrar-demanda: Neutralizar, desmanchar maus feitiços feitos pelas trevas. Somente com o respaldo do Guardiões uma demanda pode ser quebrada. Somente os guardiões tem o poder de neutralizar as forças das Trevas.
Quebra de Quizila: momento em que o filho sai da irradiação de um determinado Orixá devido ao estado de vibração mental que o filho se encontra, e passa a entrar na irradiação profunda e verdadeira do seu Orixá  Pai de Ori.
Quimbanda: Magia negra, trabalhos e feitiços feitos pelas trevas para fazer o mal e sacrifícios de animais.
Quiumbas: de baixa vibração do mundo das sombras, que atuam escravos dos Impérios das Trevas. Subordinados de baixo escalão e incessantemente na Terra, obsedando encarnados e desencarnados que não possuem esclarecimento e proteção espiritual e Divina.
Quizila: estado em que o filho de santo se encontra totalmente irradiado por um determinado Orixá , que acaba por “encobrir” a irradiação do Orixá de Ori verdadeiro que rege a cabeça do filho.

R
Rabo de saia: termo designado às mulheres.
Roda de Fogo: o mesmo que fundanga, feito com pólvora somente pelos Guardiões.

S
Salve o grande povo da Bahia: saudação aos Baianos.
Sessão espiritual: o mesmo que sessão de Umbanda, trabalho espiritual iniciado no terreiro pelos nossos amigos benfeitores.

T
Tromqueira: o mesmo que casa da guarda.
Tuia: pólvora.

X
Xéetuáa: saudação aos Boiadeiros.

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