Ibeji
Ibejí ou Ibejís são os Orixás que
protegem as crianças. Foram sincretizados a São Cosme e São Damião, são
conhecidos na Umbanda como os Orixás de amor e alegria.
Os santos católicos viveram no
oriente e também foram perseguidos por Diocleciano. Historicamente pouco se
sabe sobre eles, sabe-se que eram gêmeos e foram médicos.
Em grego eram chamados de
“anargiros”, isto é, sem dinheiro. Isso porque não cobravam por seus préstimos
e curavam não somente os homens, mas também os animais e pouco se sabe sobre a
morte de ambos.
Os espíritos trabalhadores sobre
a influência de Ibejí, apresentam-se normalmente sob a forma de crianças ou
espíritos de crianças, porém espíritos não têm idade, apresentam-se dessa forma
de modo a facilitar a comunicação com as nossas crianças. Esses espíritos puros
trazem a cura para as doenças e amparam todas as crianças enquanto elas
manterem a inocência.
Seus domínios são os parques,
jardins e grandes gramados. Sua cor é o rosa, os espíritos que trabalham sob a
irradiação de Ibejí são espíritos de grande força espiritual.
Não devemos julgá-los fracos
devido à forma como se apresentam, ou seja, como crianças, depois de Oxalá são
os únicos que dominam totalmente a magia.
Nas obrigações a Ibejí, são
utilizadas velas cor de rosa, flores com tonalidade rosa e sem os espinhos ou
ainda brancas. Também são usados doces como as cocadas, balas, pirulitos,
fatias de bolo, etc. A bebida é a água pura ou então misturada com mel e mais
recentemente são utilizados refrigerantes como o guaraná.
Os santos católicos São Cosme e
Damião são sincretizados ao orixá Ibejí, São Cosme e São Damião são
trabalhadores da linha de Oxalá e pertencem a uma de suas falanges. A eles
podemos pedir proteção contra demandas e malefícios; pedir principalmente
proteção para nossas crianças e principalmente as enfermas.
Ao pedir ajuda a linha de Ibejí,
faça-o com o coração isento de mágoas e amarguras. Por serem extremamente
positivos, afastam-se das pessoas interesseiras, com pensamentos negativos e
egoístas.
Na umbanda Ibeji não chefia coroa de médium, ou seja, não dá filiação como os demais Orixás.
São poderosos aliados das forças
do bem, nada maligno consegue resistir a eles. No mês de Setembro de todos os
anos, os terreiros preparam grandes festas em sua homenagem, procurando desta
forma devolver a eles a proteção e o carinho que nos dispensam, principalmente
aos nossos filhos e as pessoas doentes.
Cor ....................... Rosa e azul
Domínios ............... Parques
e jardins
Atuação ................ Contra doenças e feitiços
Saudação .............. Salve
Elemento ...............Terra
Comentário do Pai de Santo
A linha de Ibejí ou de Cosme e
Damião é uma das mais polêmicas de nossa Umbanda.
Nesse aspecto já vi de tudo,
presenciei bandalheiras de toda espécie e também muita coisa positiva.
A linha de Ibejí, na qual
comparecem os espíritos conhecidos como crianças, são espíritos puros e não
suportam pessoas com maus pensamentos e de má vibração.
Julgá-los fracos devido à
condição em que se apresentam é idiotice, nada vi em toda a minha existência na
Umbanda que pudesse resistir a eles. Na verdade essa linha desamarra qualquer
ponto afirmado na magia negativa e o que eles afirmam, ninguém desamarra.
Certa vez presenciei um
transporte supervisionado por essa linha, no qual um rabo de encruza foi
trazido todo imobilizado pelas crianças, que permitiam apenas que ele falasse
imobilizado no chão.
O rabo de encruza muito matreiro
e incorporado num médium muito forte fisicamente, pediu para que o soltassem,
pois queria ficar em pé e prometeu comportar-se. A criança que chefiava o
trabalho, conhecida como “Maria Aninha” disse ao rabo de encruza:
-Tá bom, vou te soltar, mas se
você não se comportar, te amarro de novo!
Após soltar a entidade, ela
levantou violentamente e esbravejou:
- Agora está como eu quero, agora
vou quebrar tudo!
A Maria Aninha e as demais
crianças não se intimidaram com a ameaça, cercaram a entidade de mãos dadas e
dançando uma ciranda, cantaram o seguinte:
Cosme e Damião
Damião, cadê Doum
Doum está passeando
No cavalo de Ogum.
Quando a corrente começou a
cantar o ponto acompanhado pelos atabaques, o rabo de encruza deu um tremendo
grito, mas foi o grito de alguém que expressou grande dor, sendo em seguida,
violentamente arrancado do ambiente dos trabalhos.
Isso prova que não devemos
julgá-los fracos pela forma como se apresentam. Eles são espíritos puros e
iluminados, nenhum rabo de encruza vai conseguir resistir à tremenda força
positiva que deles emana.
Entre esses espíritos, sem
dúvidas, existem aqueles que ainda mantém a mentalidade infantil e atraidos
pela linha, incorporam nos trabalhos e não é muito difícil identificá-los em
relação aos demais. As entidades que ainda mantém a mentalidade infantil e
normalmente são trazidas por essa linha durante as festas, ficam rodeadas pelas
crianças materiais e as outras não tanto. Nota-se que essas entidades realmente
brincam como as nossas crianças, sendo que as outras permanecem mais dedicadas
à direção dos trabalhos na mesma ocasião.
Alguns videntes sérios que
conheci, me disseram que nesses trabalhos comparecem entidades que se
apresentam na forma de crianças de diversas raças e outras entidades
apresentam-se com a indumentária dos santos católicos e outros com mantos
brancos, rosa ou azul. Essa diversificação mostra que a linha de Cosme e Damião
é composta de espíritos de diversas categorias, mas todos eles de enorme
evolução espiritual.
No aspecto negativo presenciei
trabalhos nos quais o famoso exu mirim dominava os trabalhos, ocasião em que
foram sempre violentos. Mordiam, chutavam e machucavam as pessoas presentes aos
trabalhos.
Não queriam refrigerantes ou
doces, queriam apenas fumar e beber pinga com groselha. Um terreiro que permite
esse tipo de atuação prova que o seu dirigente é mal preparado e ignorante, já
que permite esse tipo de bandalheira dentro de seu terreiro e lá o baixo astral
reina.
Disponível em http://www.nuss.com.br/os-orixas/ibeji.html
Luz e paz a todos.
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