quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

OS ORIXÁS E SEUS TRONOS DIVINOS:



OXALÁ
Oxalá é o Trono Natural da Fé e seu campo de atuação preferencial é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todo suas vibrações estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade.


OXUM Trono Natural Irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. Como “Mãe da Concepção” ela estimula a união matrimonial, e como Trono Mineral ela favorece a conquista de riqueza espiritual e a abundância material


OXÓSSIOxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.


XANGÔ Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e eqüidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo.


OGUMOgum é o Orixá da Lei e seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Trono Regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.


YEMANJÁ Yemanjá é o Trono feminino da Geração e seu campo preferencial de atuação é no amparo à maternidade.



IANSÃIansã é a aplicadora da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Seus campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma menos "emocional". Junto com Ogum formam a quinta linha de Umbanda Sagrada, que rege sobre a Lei Maior..



NANÃA Orixá Nana rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres. Atua decantando os seres emocionados e preparando-os para uma nova “vida”, já mais equilibrada. Junto com Obaluaiyê formam a sexta linha de Umbanda Sagrada, regendo a Evolução.


OMULÚ Omulú é o orixá que rege a morte, ou no instante da passagem do plano material para o plano espiritual ( desencarne ). Junto com Iemanjá formam a sétima linha de Umbanda Sagrada, que rege a Geração.